Angel (Jolie - Jolizinha)
Schnauzer
15 de Jan, 1999
25 de Jul, 2014
Levei semanas para que pudesse sentar e escrever esta singela carta, só agora me veio à coragem e inspiração, um enorme vazio paira sobre o meu peito, a saudade será eterna. Em data de 25.07.2014, nossa cadelinha partiu, nossos corações estão em prantos, foi para o céu dos cachorrinhos, virou estrelinha, foi morar com São Francisco e com seu priminho kiquinho. Infelizmente e com o coração partido tivemos que sacrificá-la, pois, o nosso veterinário nos disse que já não tinha mais o que fazer, nem intervenção cirúrgica resolveria como nas outras vezes. Portanto, o melhor a fazer seria amenizar o sofrimento da nossa maior e eterna amiga.
Minhaquerida,inestimável e eterna filha canina Jolie, não tenho palavras para descrever o quanto você foi importante para todo nós aqui de casa, como somos gratos a você, especialmente eu, sua mãe. Você fez parte da minha vida e família por quase dezesseis anos, nos fazendo muito felizes. Nos entendíamos perfeitamente como se falássemos a mesma linguagem, sintonia perfeita, ou seja, a sintonia dos nossos corações. São inúmeros os adjetivos para descrevê-la, mas que agora se tornam em vão, diante da tua perda, mas que ficará em nossos corações e nossas mentes, já que os valores deixados por você serve de lição para todos nós humanos, para que possamos ser pessoas mais humanas e verdadeiros filhos de Deus. Você realmente possuía tudo que um verdadeiro ser humano e filho de deus gostaria de possuir: amorosa, amiga, companheira, fiel, cumplíce, bondosa, humilde, doce, meiga, entre tantos outros,etc...etc...etc....
Lembro-me como se fosse hoje, o dia em que você chegou aqui em casa, aquela bolinha de pelos, muito gordinha e fofinha, um verdadeiro nhoquinho de batata, arredia e latindo muito pra mim. Os anos se passaram e você se tornou a minha maior companheira, amiga, o verdadeiro anjinho de quatro patas da mamãe.
Você sempre foi uma cadelinha encantadora, meiga, educada, dócil, quanta falta você faz, estamos sofrendo muito com a enorme lacuna que você deixou em nossas vidas, corações e se hoje somos pessoas mais humanas, foi graças a você minha querida filha canina.
Com certeza e sem dúvida alguma você foi o melhor ou um dos melhores presentes que eu poderia ter ganho nesses anos em que vivemos juntas, ante os seus ensinamentos e amor incondicional, puro e verdadeiro, um ser tão iluminado e evoluído. Lutou bravamente em toda sua existência, passou por inúmeras intervenções cirúrgicas, uma verdadeira guerreira, prolongando, adiando, dando-nos o privilégio de desfrutarmos por mais alguns anos da sua companhia e consequentemente nos fazendo muito alegres e felizes.
O vazio que nos deixastes é incomensurável, não dá para descrever a falta que você nos faz. A sachinha(sua irmãzinha-Buldogue Francês) está sentindo muito a sua falta, anda triste pelos cantos e adora dormir no seu cafofo.
Já se passou mais de um mês da sua partida e até hoje sinto um aperto no coração e me pergunto se tomei a atitude correta ao sacrificá-la. E mil vezes lhe digo minha querida cadelinha: me perdoe se não fiz a coisa certa. Meu coração agora mais tranquilo diz que sim, ante a circunstância já referenciada e acredito que o senhor jesus também.
O seu irmão mais novo também anda muito triste e com muitas saudades de você.Ele tinha uma ligação muito forte com você(ligação de alma) e também pede que o perdoe, já que nos últimos tempos não vinha lhe dando atenção que sempre mereceu. Inclusive, no dia da sua partida foi o mais forte e equilibrado, contudo, hoje é o mais saudosista e sentimental em relação a tudo que faz lembrar você. Saiba que ele a amou muito, sempre a amará, desde o dia da sua chegada. Ademais, foi a primeira pessoa aqui de casa a pegar-lhe no colo e lhe escolheu, oucomo muitos dizem você o escolheu, uma vez que, quando foi solta no berçário do canil diante de inúmeros filhotes da raça schnauzer, veio diretamente ao seu encontro, o cumprimentando e pedindo colo.
Há de se ressaltar também a sua importância para as outras pessoas da família, pois foi a partir da sua chegada que o seu irmão mais velho se encantou com a raça schnauzer e veio a ganhar uma cadelinha de sua esposa de surpresa. Bem como o seu primo André, se encantou com você e veio a ter um exemplar da raça posteriormente. Você também tinha um vínculo muito forte com sua prima Graziela, mãe do saudoso kiquinho. Inclusive, à aproximadamente uns dois meses antes da sua partida, sua prima veio à minha casa e você conseguiu latir para a mesma de alegria e já há algum tempo você não fazia, pois a surdez era patente.Há de se frisar o que a sua tia sandra disse para mim, que afeiçoou-se aos cães depois de conhecê-la.
Querida bonequinha de barbante, saiba que desde pequenininha você foi a alegria da nossa casa, da nossa vida e agradeço a deus todos os dias por ter me dado você de presente e que de fato foi um presente mesmo, ganhei você dos meus filhos(Eu, quem diria, que nunca liguei para um cãozinho, nunca tive um, nem quando pequena) agora meu coração chora de saudades e como chora, só deus sabe. A sua falta tem sido bastante dura e implacável conosco,contudo, as tuas lembranças são maravilhosas e eternas, dando-nos consolo e impressão da sua presença. Como diz a letra da música de Milton Nascimento: Amigo é coisa para se guardar, debaixo de sete chaves, dentro do coração.E aproveito o ensejo é faço um plágio: Amiga é coisa para se guardar, debaixo de sete chaves, dentro do coração.
Abaixo uma singela homenagem a quem tanto nos ensinou e nos amou incondicionalmente:
Obrigado oh meu deus, obrigado oh senhor,
por ter nos dado esse presente a mais rara
e bela flor.
Nos deu tantas alegrias, espalhou o seu
amor, ela é a jolizinha a estrelinha do amor.
Brilha mais que um diamante e um anjo ela virou.
Minha filinha querida, meu anjinho de quatro patas, saiba que te amaremos até o resto de nossas vidas e quem sabe um dianos encontraremos na ponte do arco-íris. Saudades Eternas, Mamãe(Que sempre te amou e foi muita amada por você. Você sempre será a Bonequinha de Barbante, Nhoquinho de Batata e anjinho dos cachorrinhos da Mamãe), Pai(sempre te amou e jamais lhe esquecerá), Irmã(um carinho, amor enorme por você e nunca lhe deixou na mão dando-lhe o maior carinho até nos últimos dias da tua partida) e Irmão(Sua grande paixão e com certeza você também a dele. Você sempre será a Menininha dele, sua Nhoquinha de Batata e Zoreinha de Coelho).